Local do Evento: o ITF

O Instituto Teológico Franciscano (ITF) é uma instituição fundada em 1899 para a formação teológica. Sua sede em Petrópolis dispõe de ótima localização, trazendo uma excelente logística para se chegar ao campus da Faculdade. O ITF possui um Salão Acadêmico com estrutura ampla, moderna e funcional. O local oferece total acessibilidade a portadores de necessidades especiais. Com capacidade para 350 pessoas sentadas, o salão conta com completa instalação de audiovisual, oferecendo telão, projetor de imagens e sonorização. Além disso, há 5 salas de aula, onde serão realizadas as seções técnicas, uma sala de estudantes (para reuniões de organização) e refeitório e área aberta.

A Cidade Imperial

Petrópolis é um município do interior do Estado do Rio de Janeiro, na serra. Ao longo do tempo tem sido conhecido como “Cidade Imperial”, devido a sua própria história. Petrópolis tem uma população de aproximadamente 300.000 habitantes, sendo a maior e mais populosa cidade da Região Serrana Fluminense, tendo os maiores PIB e IDH da região. Segundo o IPEA, dentre as cidades de médio e grande porte, Petrópolis é a cidade mais segura do Estado do Rio de Janeiro e a sexta do Brasil.

Petrópolis foi fundada pelo Imperador Dom Pedro II, donde o nome. É chamada de Cidade Imperial, por ter sido a rota preferida de Dom Pedro para seus momentos de lazer e repouso. Foi capital estadual entre 1894 e 1902, durante a Revolta da Armada.

Atrações

Petrópolis está a mais de 800 metros de altura, oferecendo um clima ameno. As construções históricas, a vegetação e a geografia são atrativos turísticos, além do Museu Imperial, O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dumont, a Catedral São Pedro de Alcântara, o Palácio Quitandinha, o Palácio Rio Negro, entre outras atrações.

Petrópolis situa-se a 68 km da capital do Estado do Rio de Janeiro, e sua área central urbana está no topo da Serra da Estrela, parte do conjunto da Serra dos Órgãos, que por sua vez é um pedaço da Serra do Mar. O ambiente serrano, bastante úmido, abriga a vegetação conhecida como Mata Atlântica. Isso faz com que um dos atrativos turísticos sejam a vegetação, a geografia e o clima, com destaque para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

A abundância da água límpida e pura da montanha e a influência da imigração alemã são fortes elementos que deram origem à cultura cervejeira de Petrópolis, berço da cerveja no Brasil. A primeira indústria cervejeira do Brasil, a Bohemia, foi estabelecida em Petrópolis em 1853. Petrópolis criou em 2014 a rota turística e cultural da cerveja em Petrópolis, fortalecendo e especializando a região também em cervejas artesanais. Petrópolis conta com cervejarias abertas à visitação turística, que proporcionam o conhecimento sobre o processo de fabricação, os diversos estilos de cerveja e a degustação.

Economia, Ciência e Tecnologia

Petrópolis possui setores comercial e de serviços bastante ativos, um setor industrial bastante relevante e uma produção agropecuária de destaque. O Parque Tecnológico Região Serrana (SerraTec) é a união do setor de tecnologia das três principais cidades da Região Serrana Fluminense: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. No setor de TIC as 3 cidades juntas contam com cerca de 130 empresas na produção de software, de novas tecnologias, em projetos de inovação e com pesquisa e desenvolvimento.

Petrópolis tem recebido uma comunidade técnica cada vez maior. Recebeu recentemente campi da UERJ, CEFET, UFF e é a sede do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Além dessas instituições, Petrópolis conta com a Universidade Católica de Petrópolis, a Faculdade de Medicina de Petrópolis, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto, a Universidade Estácio de Sá, a Universidade do Norte do Paraná, a Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro é uma instituição pública estadual de ensino superior, mantida pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), e o Instituto Teológico Franciscano – onde será realizado o XXXVII SBrT.