Coordenadas

Rua Marquês de São Vicente 225 Ala “K” 7º andar - Gávea
CEP: 22453-900
Rio de Janeiro - RJ
Tel/Fax.: (21) 2274-3664

Horários de Atendimento

3a. 5a. e 6a. de 13:00 as 19:00h
4a. de 15:00 as 17:00h
(Gabriella)

Fundação:

Em setembro de 1983, graças ao empenho da comunidade científica brasileira, foi realizado o primeiro Simpósio Brasileiro de Telecomunicações no Rio de Janeiro. Durante o evento ocorreu a Assembléia Fundacional da Sociedade Brasileira de Telecomunicações, com a sigla SBT.

A Revista:

Reconhecendo a importância de se ter um vínculo que pudesse documentar a produção científica brasileira na área, a SBrT criou em 1986 a Revista Brasileira de Telecomunicações. Posteriormente, em 2005. a revista foi internacionalizada e passou a se chamar Journal of Communication and Information Systems (JCIS).

Congressos Internacionais:

Além dos tradicionais Simpósios Brasileiros de Telecomunicações, que ocorrem anualmente desde 1983, a Sociedade decidiu realizar em 1990 o "International Telecommunications Symposium - ITS'90" em parceria com o "IEEE Communication Society (ComSoc)". O evento foi um grande sucesso e, desde então, se repete a cada quatro anos.

A cooperação com a ComSoc foi incrementada quando em 1995 foi assinado um acordo fazendo da SBT uma "IEEE ComSoc Sister Society".

Como um dos frutos deste acordo foi realizado em 1999 a "IEEE Global Telecommunications Conference (Globecom)", uma das principais conferências mundiais em telecomunicações. O evento ocorreu no Rio de Janeiro com enorme sucesso consolidando assim a cooperação entre as duas sociedades.

Novos Estatutos:

Atenta às mudanças significativas na área de telecomunicações no Brasil a Sociedade Brasileira de Telecomunicações iniciou em 1999 um processo de reavaliação de seu papel na comunidade técnica e científica. Adotou a nova sigla de SBrT e novo logotipo, iniciando também um processo de maior aproximação com o meio empresarial. Finalmente, no início de 2001, aprovou seus novos estatutos onde se estabelece um papel mais relevante para os sócios corporativos, se procura descentralizar as atribuições por meio da criação de vice-presidências, se incentiva a criação de diretorias regionais e grupos temáticos e se cria as figuras de sócios seniores e sócios eméritos, de modo a prestar reconhecimento àqueles que contribuíram significativamente com a SBrT. Os primeiros sócios seniores foram nomeados em setembro de 2001.

O Futuro:

Sem deixar sua característica marcante de Sociedade Científica, a SBrT abre-se hoje igualmente ao meio acadêmico e empresarial. Entre seus sócios encontram-se engenheiros, professores, pesquisadores e estudantes. A contribuição de todos é essencial para fazer da SBrT, cada vez mais, o principal fórum para a troca de idéias e a sistematização do conhecimento brasileiro na área de telecomunicações, contribuindo para o desenvolvimento e a inserção do país no cenário internacional.