Coordenadas

Rua Marquês de São Vicente 225 Ala “K” 7º andar - Gávea
CEP: 22453-900
Rio de Janeiro - RJ
Tel/Fax.: (21) 2274-3664

Horários de Atendimento

3a. 5a. e 6a. de 13:00 as 19:00h
4a. de 15:00 as 17:00h
(Gabriella)

Histórico dos Eventos Organizados pela SBrT
O simpósio de Gramado foi realizado entre 3 e 6 de setembro do ano 2000. A coordenação geral foi de Rubem Dutra R. Fagundes e Juarez Sagebin Correa e a Coordenação técnica ficou a cargo de Rui Seara. O simpósio contou com o apoio da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Santa Catarina e teve mais de 140 artigos apresentados.
O simpósio de 2001 foi realizado em Fortaleza, com mais de 600 participantes, sob a coordenação geral de João Cesar Moura Mota e coordenação executiva de Paulo Cezar Barbosa, ficando a coordenação técnica a cargo de Sergio Sombra e Ricardo Campello. O simpósio contou com o patrocínio da TIM, Ericsson, Informat, Sebrae/CE, Telemar, Fortaleza Convention and visitors bureau, SVM e CPqD.
Em 2002, entre 8 e 12 de setembro, a SBrT promoveu o quarto International Telecommunications Symposium (ITS 2002) que foi realizado em Natal. Humberto César Chaves Fernandes e Benedito Guimarães Aguiar foram os coordenadores gerais e Valdemar Cardoso da Rocha Jr. e Marcelo Sampaio Alencar os coordenadores técnicos. O programa do ITS 2002 contou com 190 artigos, 47 sessões técnicas, 7 sessões plenárias e 5 mini-cursos. James Massey, Paddy Farrell, Bahram Honary, Elvino Sousa, Roberto Padovani e Salah Aidarous foram os palestrantes convidados.
Em 2003, a SBrT completava 20 anos de sua fundação. Para celebrar esta data importante, o Rio de Janeiro, cidade do primeiro simpósio, foi novamente escolhido para sediar o Simpósio Brasileiro de Telecomunicações. Este foi realizado de 5 a 8 de Outubro no Hotel Glória. A coordenação geral foi de Marco Antônio Grivet Maia. Os coordenadores técnicos, Rosângela Fernandes Coelho e José A. Apolinário Jr. Neste simpósio, pela primeira vez, todos os processos de submissão, distribuição e revisão dos trabalhos científicos foram realizado de forma eletrônica. Patrocinaram o Simpósio o CPqD, StarOne, Intelsat, Agilent Technologist, Nokia, Unibanco e Genius. Além de contar com o apoio de Capes, CNPq, Faperj, Finep, Anatel, RNP e IEEE Communications Society Rio de Janeiro Chapter. Neste ano ocorreu também um recorde de submissões. Foram 314 trabalhos submetidos e 132 aceitos e apresentados em 24 sessões técnicas. O simpósio contou ainda com 3 plenárias com debates sobre "O Futuro das Telecomunicações no Brasil", "Televisão Digital: Perspectivas de um Modelo Brasileiro" e "Soluções por Meio de Inovações Tecnológicas", 6 tutoriais e 4 palestras convidadas sendo 2 internacionais. A abertura do simpósio foi prestigiada com a presença do Ministro das Comunicações Miro Teixeira.
Em 2004, Bélem foi a cidade sede do Simpósio, realizado de 6 a 9 de Setembro. O coordenador geral foi Gervásio Protásio Cavalcante. A coordenação técnica foi encarregada por João Crisóstomo Weyl e Victor Dmitriev. Colaboraram para realização deste evento o CNPq, CPqD, Eletronorte, Sectam, Finep, Simbesa, IESAM, CEZUPA, NESC, Centro Federal de Educação Tecnológica, IME, RNP e FADESP. Foram apresentados 185 trabalhos em 36 sessões técnicas. O SBT 2004 contou também com 3 sessões plenárias, 6 mini-cursos e 6 palestras convidadas. O tema central do simpósio foi "Telecomunicações: infovias para a integração e desenvolvimento sustentável da Amazônia".
Em 2005, foi a vez de Campinas sediar o simpósio (SBrT'05). A coordenação geral foi de Reginaldo Palazzo Jr e Cynthia Junqueira. A coordenação técnica de Jaime Portugheis e Paulo Cardieri. O simpósio foi realizado de 4 a 8 de setembro no BI Campinas Centro de Convenções. O tema do evento foi "Novos Desafios das Telecomunicações Brasileiras". O Simpósio teve como patrocinadores o CPqD, Agilent Technologist, CNPq, Fapesp, Faepex-Unicamp, Finep e Capes. O SBrT'05 contou com a apresentação de 216 trabalhos distribuídos em 37 sessões técnicas sendo 31 trabalhos de Iniciação Científica.
O International Telecommunications Symposium de 2006 (ITS'2006) foi realizado em Fortaleza. A coordenação geral foi de João Cesar Moura Mota. A coordenação técnica foi de responsabilidade de Sérgio Sombra (Brasil) e Elvino de Sousa (Canadá). A Capes, o CNPq, e a Funcap patrocinaram o evento. 279 trabalhos, de 10 diferentes países, foram submetidos sendo 192 aceitos. Os trabalhos foram apresentados em 35 sessões técnicas. O ITS 2006 contou também com 2 sessões especiais, 8 tutoriais e 4 plenárias.
O XXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT'07) foi realizado em Recife, entre 3 e 6 de setembro de 2007, sob a coordenação geral de Rafael Dueire Lins. A coordenação técnica ficou a cargo de Valdemar Cardoso da Rocha. Foram ministrados 4 mini-cursos associados aos livros da Série SBrT-Brasport. Três tutoriais foram apresentados juntamente com 184 artigos técnicos e 14 posters de trabalhos de iniciação científica. O programa técnico contou também com três palestras convidadas de Bahram Honary (U. Lancaster-UK), José Luis Santos (INESC Porto-Portugal) e Garik Markarian (U. Lancaster-UK).
O XXVI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT'08), foi sediado no Rio de Janeiro, no período de 2 a 5 de setembro de 2008. O SBrT'08 foi uma edição especial em que a SBrT comemorou seus 25 anos de existência. O Simpósio foi organizado pelas instituições de ensino IME, PUC-Rio e UFRJ. A coordenação geral do SBrT'08 foi de Rosângela Coelho do IME e Weiler Finamore da PUC-Rio. Os coordenadores técnicos foram o Eduardo A.B. Silva e Sergio Lima Netto da UFRJ. A programação técnica do SBrT'08 foi elaborada para englobar diferentes áreas, tópicos e fomentar a reflexão e a discussão do futuro das telecomunicações no Brasil. Este simpósio recebeu auxílio financeiro do CNPq, CPqD, INdT, CAPES, Faperj, RF, Centran, Oi, e Chemtech. O programa técnico incluiu 3 palestras plenárias com palestrantes internacionais Além disso foram ministrados 6 mini-cursos, cobrindo uma diversidade de temas da área de Telecomunicações. Foram submetidos 288 artigos para as sessões técnicas e 34 trabalhos de iniciação científica (IC) para as sessões "poster". Deste total, 201 trabalhos sendo 21 de IC foram selecionados para apresentação. O número total de participantes foi de 277 pessoas. Diversas empresas foram convidadas a apresentar em plenárias, os seus mais recentes desenvolvimentos no setor de telecomunicações. Empresas de inovação foram o grande foco. Este setor foi representado pelo INdT da NOKIA e pela Oi.
O XXVII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT2009), foi realizado na cidade de Blumenau (SC), no período de 29 de setembro a 2 de outubro de 2009. A coordenação geral foi de responsabilidade dos Professores Orlando Tobias e Paulo Brandt da FURB. A coordenação técnica ficou a cargo dos Professores Rui Seara e Bartolomeu Uchôa da UFSC. O evento contou com o patrocínio e o apoio do CNPq, CPqD, INdT, CAPES, FAPESC e ANATEL. . Nesta edição do Simpósio foram realizadas 3 sessões plenárias, 36 sessões técnicas, 2 sessões de pôsteres e 6 minicursos. A programação técnica incluiu 198 artigos sendo 18 artigos de iniciação científica. Os trabalhos foram selecionados entre 323 submissões (sendo 39 de iniciação científica)