Coordenadas

Rua Marquês de São Vicente 225 Ala “K” 7º andar - Gávea
CEP: 22453-900
Rio de Janeiro - RJ
Tel/Fax.: (21) 2274-3664

Horários de Atendimento

3a. 5a. e 6a. de 13:00 as 19:00h
4a. de 15:00 as 17:00h
(Gabriella)

Histórico dos Eventos Organizados pela SBrT
Em 1990, a SBrT realizou o primeiro simpósio internacional, o International Telecommunications Symposium, (ITS'90), com o apoio da IEEE Communications Society. O evento foi realizado no Rio Palace Hotel, entre 3 e 6 de setembro. A coordenação geral foi de José Roberto Boisson de Marca e a coordenação técnica da Abraham Alcaim. A palestra de abertura foi proferida por Bruce De Maeyer. Jack Keil Wolf e Takahiko Kamae que também ministraram palestras convidadas. Houve 121 contribuições vindas de 20 países, apresentadas em 25 sessões técnicas e 2 painéis.
O nono simpósio foi realizado com apoio da Universidade de São Paulo, na Escola Politécnica, entre 2 e 5 de setembro de 1991 sob o patrocínio da FINEP, FAPESP, CNPq, Equitel S.A, Telecomunicações Brasileiras S.A, Digirede Informática Ltda. e Ericcsson Telecomunicações S.A. O coordenador geral foi Jacyntho José Angerami e a coordenação técnica ficou a cargo de Normonds Alens. Foram oferecidos 3 minicursos e proferidas 3 palestras plenárias, por H. W. Schuessler, Manoel Rodrigues e Francisco Carlos Monteiro Filho. Um total de 91 trabalhos foram apresentados em 24 sessões.
Em 1992, foi realizado o primeiro simpósio conjunto entre a Sociedade Brasileira de Telecomunicações e a Sociedade Brasileira de Microondas (SBMO), o Telemo'92, no Centro de Treinamento da TELEBRAS, em Brasília, entre 21 e 24 de junho. O evento foi coordenado por Luís Afonso Bermudez e teve a parte técnica coordenada por Henrique S. Malvar. Era o décimo evento da SBrT e o quinto da SBMO. A Universidade de Brasília, Telecomunicações Brasileira S.A, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e Telecomunicações de Brasília S.A. deram apoio ao evento. Foram realizadas 26 sessões técnicas, com 122 trabalhos apresentados e 2 plenárias. Houve também a inovação de uma sessão de posteres, além de uma exposição de fabricantes de equipamentos.
Natal foi sede do décimo primeiro simpósio, realizado entre 6 e 10 de setembro de 1993, com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, IBM, CNPq, Equitel Telecomunicações, CPqD, Capes, e NT – Norton Telecom. O coordenador geral foi Humberto César Chaves Fernandes e o coordenador técnico foi Adaildo Gomes D'Assumção. Neste ano, 154 trabalhos foram apresentados em 32 sessões técnicas. Foram realizadas ainda 4 sessões técnicas especiais com 14 trabalhos apresentados, 4 mini-cursos. Houve uma exposição de equipamentos e visitas ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.
Em 1994, de 22 a 26 de Agosto, no Rio Palace Hotel, foi realizado no Rio de Janeiro o International Telecommunications Symposium (ITS'94) sob a coordenação geral de José Roberto Boisson de Marca e a coordenação técnica de Abraham Alcaim. Este simpósio contou ainda com um cluster em Computer Communications Networks, ligado à Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tendo como coordenador de programa técnico Edmundo A. De Souza e Silva. O IEEE, IEEE Communications Society e a Sociedade Brasileira de Telecomunicações deram apoio ao evento.
Em 1995, o XIII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações foi realizado em Águas de Lindóia – Campinas de 3 a 6 de setembro. A coordenação geral foi feita por Hélio Marcos Machado Graciosa e a coordenação técnica por João Marcos Travassos Romano. Apoiaram o evento a Unicamp, a Telebrás e a Sociedade Brasileira de Telecomunicações. Um elenco de 129 trabalhos foram apresentados em 28 sessões técnicas.
O Telemo'96 foi realizado em Curitiba, entre 22 e 25 de julho, no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). Era o décimo quarto evento da SBrT e o sétimo da SBMO. A coordenação geral ficou com Hypolito José Kalinowski e Walter Godoy Júnior. A coordenação técnica estava com Hélio Waldman e Luis Afonso Bermúdez. O patrocínio contou com a participação da Equitel Telecomunicações, Telebrás, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), CNPq, FINEP, CAPES, ICTP (International Centre for Teoretics Physics/ Office for external activities, FAPESP, UFPR, CELEPAR, Telebrás, NEC do Brasil S.A, Pirelli S.A., Varig S.A, FURUKAWA Industria S.A, BEMATECH S.A.
O XV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações foi realizado em Recife, entre 8 e 11 de setembro de 1997, sob a coordenação geral de Valdemar Cardoso da Rocha Jr. e Marcelo Sampaio de Alencar. A coordenação técnica ficou a cargo de Ricardo M. Campello de Souza e Hélio M. de Oliveira. O evento foi realizado no Mar Hotel, na praia de Boa Viagem. O Simpósio foi patrocinado pela FINEP, CNPq, CAPES, Telebrás, FACEPE, e CHESF. Foram ministrados 4 mini-cursos e foram apresentadas 4 sessões plenárias além de 143 artigos em 30 sessões técnicas. James Massey, Elvino Sousa e Bosco Fernandes apresentaram palestras convidadas.
Em 1998, o International Telecommunications Symposium (ITS'98) foi realizado em São Paulo, entre 9 e 13 de agosto. A coordenação geral ficou com Michel Yacoub e Paul Jean E. Jeszensky. Hélio Waldman e Max Gerken ficaram com a coordenação técnica. O ITS’ 98 recebeu o apoio da Poli-Usp, da Unicamp, do IEEE, e do IEEE Communication Society. Foram apresentados 126 artigos de todos os continentes, em 27 sessões técnicas. Seis mini-cursos foram ministrados, assim como 4 palestras convidadas e 1 painel.
Em 1999, foi a vez de Vila Velha, no Espírito Santo, sediar o simpósio nacional, entre 7 e 10 de setembro no hotel Parthenon/Pasárgada Residence, na praia da Costa. Anilton Salles Garcia e Rosane Bodart Soares ficaram com a coordenação geral e Luis Calazans Calmon com a coordenação técnica. Foram realizadas 2 sessões plenárias, com Geraldo Robson Mateus e Manoel Alberto Rodrigues, e 5 mini-cursos. Houve 36 sessões técnicas, com a apresentação de 144 trabalhos. Também neste ano, a SBrT promoveu no Rio de Janeiro, em parceria com a IEEE ComSoc, , no período de 5 a 9 de dezembro, a Global Communications Conference (Globecom'99), uma das maiores conferências mundiais da área de comunicações. A coordenação geral ficou com José Roberto Boisson de Marca, tendo como vice-coordenador Hélio Graciosa, e a coordenação executiva com Abraham Alcaim. Raimundo Sampaio Neto e Edmundo de Souza e Silva dividiram a coordenação técnica. O evento contou com o patrocínio do CPqD e Lucent Technologies (Gold Sponsors) e Algar, Vicom Promon e BT (Silver Sponsors). Neste evento foi implantado pela primeira vez o sistema de simpósios temáticos refletindo recomendações prévias da IEEE ComSoc. Houve 1215 submissões de artigos de 38 países diferentes, das quais 496 foram selecionadas para apresentação.